top of page
Buscar
  • Foto do escritorNutriversidade

Entenda O Que São Alimentos Orgânicos

Atualizado: 6 de nov. de 2018


Alimentos orgânicos, biológicos ou ecológicos são aqueles produtos agrícolas ou agroindustriais que são cultivados, criados e processados ​​sob um conjunto de procedimentos chamados "ecológicos" (evita-se o uso de produtos sintéticos, como pesticidas, herbicidas e fertilizantes artificiais) usando métodos naturais e cujo principal objetivo é obter um produto alimentício que não contenha aditivos químicos ou compostos sintéticos. O objetivo dos chamados alimentos orgânicos é obter alimentos mais saudáveis ​​para os consumidores, para os trabalhadores e para o ecossistema.

É uma condição necessária que os alimentos orgânicos não contenham agrotóxicos ou pesticidas, e o uso de plantas ou sementes transgênicas (sementes geneticamente modificadas para uma melhoria na produção, tornando-as mais adequadas para solos e condições climáticas ou pragas) é expressamente proibido.

Para o cultivo, os sistemas de fertilização são utilizados através do uso de compostos que devolvem os nutrientes que são perdidos para o solo. O uso de terraços para evitar a erosão e a rotação de culturas para a preservação dos solos. Para o controle de pragas são utilizados sistemas e produtos naturais (nunca sintéticos ou químicos), que neutralizam e combatem organismos que podem prejudicar ou reduzir culturas ou a criação de animais.

A mais alta qualidade dos alimentos orgânicos se manifesta nas maiores quantidades de vitaminas e minerais que eles contêm e em um sabor mais intenso, produto de respeitar os tempos de maturação e não utilizar processos ou aditivos que forcem o crescimento de plantas e animais. No caso dos animais, o uso de hormônios e antibióticos é eliminado como forma de aumentar o rendimento da produção.

A grande diferença entre o alimento orgânico e convencional, é que eles são totalmente livres de resíduos químicos, livre de aditivos sintéticos, distúrbios genéticos, e o mesmo não pode ser irradiados como um método de preservação. Eles não contêm hormônios ou antibióticos, eles não têm resíduos de metais pesados. Os animais são criados de forma natural, não sofrem estresse, movem-se livremente pelo campo (cativeiro, abuso e superpopulação são evitados).

Existem alimentos orgânicos parcialmente orgânicos ou 100% certificados, dependendo do país em que são regulamentados e dos regulamentos aplicáveis. A nível internacional, para certificar o produto com um selo de produto orgânico é necessário um rigoroso programa de controle semestral da matéria-prima e do produto final produzido. Este procedimento é realizado por empresas independentes implementando protocolos internacionalmente aprovados e unificados.

O movimento da agricultura ecológica surgiu na década de 1940 como uma resposta à industrialização da produção agrícola chamada revolução verde. Atualmente, a agricultura orgânica é uma indústria altamente regulamentada, que em países como o Japão, o Canadá ou a União Européia exige certificações especiais para comercializar seus produtos.

Na União Européia as denominações ecológicas, biológicas e orgânicas, para os produtos agropecuários destinados à alimentação humana ou animal são consideradas sinônimos; na Espanha, o uso de orgânicos é mais difundido, em Portugal e na França o termo biológico é mais usado (em francês biologique), enquanto no Reino Unido mais orgânico é usado (orgânico em inglês).

As culturas orgânicas são geralmente fertilizadas com composto, pós minerais e outras substâncias de origem ecológica. Entre os métodos agrícolas tradicionalmente utilizados estão o sistema de terraços ou barreiras naturais para evitar a erosão do solo, a rotação de culturas ou o plantio de leguminosas. Eles também podem apresentar outras qualidades como uma embalagem ecológica para sua disposição ao consumidor final.

Alimentos orgânicos são promovidos por certos setores que vêem na agricultura convencional um método insustentável de produção ou consideram que a produção orgânica é mais saudável. Na maioria dos casos, os rendimentos das culturas orgânicas estão entre moderada e substancialmente menores do que no caso da agricultura convencional, pode ser de até metade, e só pode coincidir com os rendimentos convencionais em casos muito específicos, de modo que para produzir a mesma quantidade de alimento, seria necessário reivindicar uma quantidade maior de florestas e espaços naturais.

Em favor dos produtos orgânicos, os benefícios ambientais são frequentemente indicados, favorecendo os pequenos produtores locais (normalmente os principais produtores da agricultura orgânica) e evitando a manipulação de produtos químicos perigosos pelos agricultores (crônica ou alta exposição). Concentrações de certos pesticidas podem causar danos ao sistema nervoso, rins, fígado e cérebro.


 



Diego Farid Triana Piñeros, estudante de administração (7ª fase), de intercambio da Colômbia.










 

Ainda não sabe no evento "Nutriversidade: O que você come importa"?

Nos dias 12 e 13 de novembro teremos o evento Nutriversidade, que será no auditório da reitoria da UFSC. Veja a programação completa, empresas apoiadoras e se inscreva aqui: https://www.sympla.com.br/nutriversidade__379547

Ao se inscreverem vocês estão concorrendo a um voucher de R$150,00 no Feirão dos Calçados. Teremos palestras com nutricionista, psicóloga, engenheiro de alimentos e muito mais. Diversas empresas estarão presentes nos apoiando, dentre elas o Sesc com demonstração durante todo o evento de receitas deliciosas, academia Curves e academia Just Gym vão sortear 1 mês de academia cada, Fábrica de suplementos vai dar diversas coqueteleiras e pastas de amendoim para degustação, Emporio Doll, Café La Bohème, Natú, Víveres (biscoitos veganos), dentre diversas outras empresas.

O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que doaremos para o Projeto Resgate, que faz refeições para moradores de rua. O evento é aberto para toda comunidade e entregaremos certificado de horas de pesquisa e extensão aos acadêmicos. Esperamos por vocês. ❤

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page