Dicas para Não Desperdiçar Alimentos
- Nutriversidade
- 24 de set. de 2018
- 5 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2018

De acordo com dados da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e mais 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. Ou seja, quase 50% de todo o alimento produzido vira lixo. Mas os consumidores estão sim evoluindo o seu pensamento para deixar essa realidade para trás. E esse conteúdo traz dicas de como utilizar o máximo possível de todo o alimento que chega até nós.
Planejamento
A primeira dica para não desperdiçar é se planejar na hora das compras. Parece bastante óbvio mas tem muita gente que não faz isso. Acabamos comprando de acordo com as promoções, vontade de comer algo específico quando estamos no mercado e assim as compras podem não fazer muito sentido. Então, fazer uma lista do que comprar levando em consideração as refeições que você vai fazer durante a semana é uma ótima forma de comprar o que você vai realmente consumir.
Defina qual será a frequência que você irá ao mercado, assim você poderá organizar melhor a sua lista. Os legumes, verduras e frutas devem ser comprados com uma frequência maior, já que eles não duram tantos dias. E aproveitando esse gatilho, vamos para a segunda dica...
Armazenagem dos alimentos
Para garantir a conservação dos alimentos é importante se atentar a maneira correta de armazenagem, temperatura, exposição, validade, entre outros. É importante separar os alimentos, pois isso evita a contaminação cruzada. Nem todos os alimentos devem ser armazenados na geladeira, aqui vai uma listinha de alimentos que com certeza você já colocou na geladeira algumas vezes (ou ainda coloca): maçã, pera, melão, banana, batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel e manjericão.
Os grãos devem ficar em potes totalmente fechados no armário da cozinha. As batatas devem ser guardadas em sacos de papel, em local fresco, escuro e seco. Quando você for guardar alface, rúcula e outras folhas certifique-se de tirar a água desses alimentos, assim eles demoram mais para empretejar.
Outra ótima dica é congelar o que você não for usar no médio prazo. A maioria das frutas pode ser congelada e o prazo de validade aumenta em até 6 meses. Para armazenar os alimentos prefira potes de vidro, eles garantem as propriedades dos alimentos e não liberam BPA, substância apontada como capaz de produzir diversos efeitos nocivos à saúde.
Frutas, verduras e legumes “passados”

Mesmo que você tenha um bom planejamento e se preocupe com a armazenagem correta dos alimentos é possível que algumas coisas sejam esquecidas e passem um pouco do ponto ideal de consumo. Mas isso não quer dizer que elas devem ir para o lixo ainda, muitos alimentos podem ser utilizados para outras opções, como:
Bolo de banana
Minha receita favorita de bolo de banana é com a banana bem madura. Vocês podem ver a receita aqui.
Sopas
Cenoura e batata que já estão com aquele aspecto meio caidinho podem virar uma sopa bem gostosa, por exemplo. Acrescentando uma cebola, alho e louro já dá uma boa sopa ou caldo.
Sucos e vitaminas
Quando o morango, mirtilo ou qualquer fruta já não está com uma aparência muito boa analise se é possível fazer sucos e/ou vitaminas com elas. Acrescentando água, gelo, mel, gengibre ou algum outro ingrediente para deixar a combinação ainda mais saborosa.
Cascas e talos de alimentos
Tirar a casca de alguns alimentos é muito cultural, porém com isso, acabamos perdendo muitos nutrientes. A casca da batata, por exemplo, tem mais vitamina C do que uma laranja!!

Quando eu vou cozinhar, eu faço tudo com casca. Limpo bem os alimentos antes e pronto. Então antes de tirar a casca pense se você não está perdendo nutrientes e contribuindo para a geração de lixo e desperdício de alimentos. Mas, caso você queira mesmo tirar a casca de alguns alimentos, também existem outras opções para aproveitá-las ao máximo:
Desengordurante natural
Fazer um desengordurante natural é ótimo para aproveitar cascas de alimentos e para a nossa própria saúde, já que o contato com os elementos químicos prejudica muito nossos pulmões, por exemplo, já que inalamos inúmeras partículas que nos causam mal. E ele pode ser feito com apenas 2 ingredientes: vinagre e cascas de cítricos (laranja, limão, bergamota, lima, pomelo, etc). E o modo de preparo é bem simples:
Em um vidro grande, misturar 1 litro de vinagre de álcool e 3 xícaras de cascas de cítricos
Fechar bem, manter à sombra
Chacoalhar 1x ao dia por 5 dias para ajudar a extrair os óleos essenciais
Coar e transferir o líquido para uma garrafa com borrifador
Ao invés de jogar fora as cascas das frutas cítricas você pode congelá-las para utilizar posteriormente na preparação desse produto, que pode ser usado para limpar a casa toda. Essa ótima dica eu peguei da @paolagringa
Repelente de mosquitos
As cascas dos cítricos também podem ser utilizadas nos aparelhos repelentes de mosquitos que são ligados à tomada.
Caldos de legumes
Quando jogamos talos de legumes fora, não estamos apenas desperdiçando alimentos, estamos também desperdiçando a chance de nos alimentar melhor. Quando você faz um risoto ou quer temperar algo com um sabor gostoso, você usa caldo de legumes pronto? Nesses produtos existe uma quantidade altíssima de sódio, o que causa inúmeros problemas para a nossa saúde.
Você pode usar cascas de cebola; cascas e talos de cenoura; folhas de alho-poró; cascas de batata; aipo; talos de cogumelos; talos e folhas de brócolis; cascas de alho; restos de salsinha e cebolinha; miolo de abobrinha, “tampinhas” de berinjela, e muitas outras coisas. Você pode ver mais dicas sobre caldo de legumes nesse conteúdo do blog Flor de Sal: Caldo de legumes - Como aproveitar talos e cascas
Compostagem
Para os alimentos que realmente você não conseguir utilizar em outras alternativas, há a opção da compostagem. Existem empresas que produzem equipamentos para compostagem que podem ser utilizadas inclusive em apartamentos de forma simples. Você pode colocar frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovo. Materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, papel jornal e palitos de fósforo também podem entrar na composteira sem problemas. Se você tem interesse em saber mais sobre compostagem você pode acessar esse conteúdo da eCycle: Compostagem, o que é, para que serve e como fazer
Tem outras dicas de como podemos evitar o desperdícios? Compartilha com a gente nos comentários. Vamos construir um mundo mais consciente e saudável juntos <3
Carolina Egger
Gerente do projeto Nutriversidade, trabalha com marketing digital há 5 anos. Vegetariana por amor aos animais e a natureza e aprendendo sempre sobre alimentação saudável.
Nos dias 12 e 13 de novembro teremos o evento Nutriversidade, que será no auditório da reitoria da UFSC. Veja a programação completa, empresas apoiadoras e se inscreva aqui: https://www.sympla.com.br/nutriversidade__379547
Ao se inscreverem vocês estão concorrendo a um voucher de R$150,00 no Feirão dos Calçados. Teremos palestras com nutricionista, psicóloga, engenheiro de alimentos e muito mais. Diversas empresas estarão presentes nos apoiando, dentre elas o Sesc com demonstração durante todo o evento de receitas deliciosas, academia Curves e academia Just Gym vão sortear 1 mês de academia cada, Fábrica de suplementos vai dar diversas coqueteleiras e pastas de amendoim para degustação, Emporio Doll, Café La Bohème, Natú, Víveres (biscoitos veganos), dentre diversas outras empresas.
O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que doaremos para o Projeto Resgate, que faz refeições para moradores de rua. O evento é aberto para toda comunidade e entregaremos certificado de horas de pesquisa e extensão aos acadêmicos. Esperamos por vocês. ❤
Comentarios