top of page
Buscar

Vida de Estudante X Alimentação

  • Foto do escritor: Nutriversidade
    Nutriversidade
  • 30 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de nov. de 2018

A vida universitária pode ser muito desafiadora para os jovens e tem impacto direto na saúde dos mesmos, principalmente quando se trata de alimentação. Deixar a casa dos pais e encarar a vida adulta, pode significar mudanças negativas dos hábitos alimentares desses estudantes. A rotina corrida e cercada de prazos e obrigações, faz com que na maioria das vezes as refeições sejam priorizadas apenas pela rapidez e praticidade. Nesse sentido, a escolha por alimentos congelados, lanches rápidos, doces e salgadinhos é muito comum, o que acaba resultando em uma alimentação baseada em alimentos ultraprocessados e processados, e consequentemente em um estilo de vida pouco saudável. Além da falta de tempo, outros obstáculos são enfrentados por estudantes que buscam uma alimentação adequada, como o orçamento limitado, e a falta de habilidades culinárias para o preparo das refeições em casa. No entanto, essas barreiras não precisam custar o fim da construção de melhores hábitos alimentares, principalmente porque a escolha de alimentos saudáveis , como os alimentos in natura ou minimamente processados, podem contribuir diretamente no bem-estar do estudante e no próprio desempenho acadêmico.

Com base no Guia Alimentar da População brasileira de 2014, criado pelo Ministério da Saúde, alguns passos podem ser valiosos para estudantes que procuram alinhar a vida universitária à práticas saudáveis:

Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece. Planeje sua rotina alimentar desde o momento da compras de alimentos, horários de refeições, e procure definir com antecedência o que você pretende consumir durante semana. Quando possível, procure realizar suas refeições em casa, ou preparar marmitas para levar para universidade. Se o tempo durante a semana é curto, experimente reservar um momento do final de semana para preparar refeições e lanches saudáveis que possam ser consumidos durante a semana toda. Esse planejamento evita que você precise recorrer à opções pouco saudáveis no momento de fome.

Desenvolver e exercitar habilidades culinárias. Se você não tem habilidades culinárias para preparar suas refeições, procure adquiri-las. Para isso, converse com pessoas que saibam cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, ou faça cursos. Convidar amigos e colegas para testar receitas em casa pode ser uma ótima forma de exercitar essa prática, além de ser muito mais divertido e prazeroso.

Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia ​- Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. A praticidade dos produtos industrializados permite que você coma em qualquer lugar, tanto no carro, na biblioteca, ou até caminhando, mas sempre de maneira rápida e desatenta. Por isso, busque por ambientes tranquilos e no momento das refeições tente se desligar das obrigações da faculdade, comendo devagar e desfrutando do alimento sem se envolver em outras atividades. Sempre que possível, coma em companhia, com familiares, amigos ou colegas de aula, pois a companhia nas refeições favorece o comer com regularidade e atenção.

Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres e feiras de produtores ​e outros locais que comercializam variedades de alimentos in natura ou minimamente processados. Prefira legumes, verduras e frutas da estação e cultivados localmente. Ter sempre uma fruta na bolsa ou na mochila, garante que você não precise recorrer a lanchinhos pouco nutritivos apenas por falta de opção.

Se a correria do dia a dia realmente não permitir que você prepare suas próprias refeições e comer em restaurantes e lanchonetes seja a única opção, dê preferência a locais que sirvam refeições feitas na hora​. Restaurantes de comida a quilo podem ser boas opções, assim como restaurantes universitários que além de oferecerem opções mais saudáveis, contam com um preço que cabe no bolso do estudante.



Fabrício Scaini 6º Fase Administração Empresarial









Nos dias 12 e 13 de novembro teremos o evento Nutriversidade, que será no auditório da reitoria da UFSC. Veja a programação completa, empresas apoiadoras e se inscreva aqui: https://www.sympla.com.br/nutriversidade__379547

Ao se inscreverem vocês estão concorrendo a um voucher de R$150,00 no Feirão dos Calçados. Teremos palestras com nutricionista, psicóloga, engenheiro de alimentos e muito mais. Diversas empresas estarão presentes nos apoiando, dentre elas o Sesc com demonstração durante todo o evento de receitas deliciosas, academia Curves e academia Just Gym vão sortear 1 mês de academia cada, Fábrica de suplementos vai dar diversas coqueteleiras e pastas de amendoim para degustação, Emporio Doll, Café La Bohème, Natú, Víveres (biscoitos veganos sem glúten), dentre diversas outras empresas.

O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que doaremos para o Projeto Resgate, que faz refeições para moradores de rua. O evento é aberto para toda comunidade e entregaremos certificado de horas de pesquisa e extensão aos acadêmicos. Esperamos por vocês. ❤

 
 
 

Comments


bottom of page