Café da Manhã
- Nutriversidade
- 4 de out. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2018

A vida de estudante é bastante corrida, nós sabemos. Imagine se durante toda a sua vida acadêmica você descuidar da sua alimentação, isso vai virar um hábito muito enraizado na sua vida. Por isso, neste conteúdo, nós vamos mostrar algumas soluções práticas para que você se alimente de forma saudável sem precisar demandar muito tempo de preparação das suas refeições.
O café da manhã é a primeira refeição após uma noite de sono, ou seja, a primeira depois de um longo período em jejum. Por esse motivo existe a necessidade desta ser uma refeição bem feita e de qualidade. Quando isso acontece o seu dia começa bem e problemas como mal-estar, fraqueza, mau humor, indisposição e raciocínio lento, são mais difíceis de acontecer. Preparar o próprio café da manhã é uma escolha interessante para quem procura hábitos alimentares mais saudáveis e muitas vezes mais econômica do que optar por padarias e lanchonetes. Porém, para algumas pessoas, realizar um café da manhã saudável significa sacrificar minutos valiosos de sono e da rotina apertada. Mas, com planejamento e escolha dos alimentos adequados é possível realizar um café da manhã que seja nutritivo e prático ao mesmo tempo. Alguns passos simples podem te ajudar nessa construção:
Tenha como base do seu café da manhã alimentos in natura ou pouco processados como: frutas, ovos, aveia, grãos, pães integrais, leites (e derivados como o iogurte natural), nozes, castanhas e até tubérculos como a batata doce e o aipim são ótimas opções. Esses alimentos podem ser combinados das mais diversas formas, aqui é a sua criatividade quem manda (veja uma ideia de como combinar esses alimentos na receita abaixo). O café da manhã é um bom momento para consumir frutas já que o ideal recomendado é o consumo de pelo menos 3 porções de frutas por dia, e a maioria da população não consegue atingir essa recomendação.
Faça planejamentos e organize sua rotina alimentar por meio de listas, planilhas ou anotações. Estabeleça dias específicos para ir ao mercado/feira e garantir um café da manhã com alimentos frescos. Para facilitar, tente deixar os alimentos pré preparados no dia anterior, você pode deixar frutas higienizadas, cortadas e até mesmo congeladas para usar em sucos e vitaminas no dia seguinte.
Busque fugir da monotonia alimentar e tente sempre variar o café da manhã, quanto mais variado é o seu prato, maior é a quantidade de nutrientes que você vai ingerir. Procure por essa variedade, mas sem deixar de optar por preparações que te dão prazer. O pão com manteiga ou aquele bolo que você tanto gosta não precisa ser completamente excluído do cardápio, desde que você não faça deles a única opção de refeição e coma com moderação.
Tente não consumir com frequência alimentos embutidos como mortadela, presunto, peito de peru, salames, salsichas e linguiças. Esses produtos são classificados como ultraprocessados, o que significa que passaram por diversas etapas de processamento e receberam uma grande quantidade de aditivos químicos. Além disso, os embutidos costumam conter quantidades de sal e/ou açúcar muito acima do recomendado.
Por fim, não permita que a rotina corrida faça com que você realize o seu café da manhã sempre correndo ou até deixe de comer. Crie hábitos e procure reservar um tempinho a mais para realizar um café da manhã com tranquilidade. Além de evitar que você chegue nas próximas refeições com muita fome, pode deixar seu dia muito mais produtivo.
Receita de Granola Caseira
Esta é uma receita de granola fácil de fazer em casa. Mais nutritiva e saudável do que muitas encontradas nos supermercados, que costumam ser ricas em açúcar, xaropes, conservantes e pobres em fibras. A granola caseira pode ser consumida no café da manhã com frutas, iogurtes, vitaminas, leites, entre outros.
Ingredientes:
2 xícaras de chá de aveia em flocos
1 xícara de chá de coco ralado
1 xícara de chá de amêndoas
½ xícara de chá de avelã triturada
1 xícara de chá de sementes de girassol descascadas
3 colheres de sopa de mel ou melado
2 colheres de sopa de óleo de coco
Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 200ºC. Misture a aveia, o coco ralado, as amêndoas, as avelãs, as sementes e o mel. Derreta o óleo de coco, caso não esteja em consistência líquida e misture aos outros ingredientes em uma forma forrada com papel manteiga. Certifique-se de que a granola está distribuída por toda a forma. Leve ao forno e asse por cerca de 10 minutos ou até secar, mexendo no mínimo 2 vezes para que cozinhe de maneira uniforme.

Fabrício Scaini 6º Fase Administração Empresarial.
Nos dias 12 e 13 de novembro teremos o evento Nutriversidade, que será no auditório da reitoria da UFSC. Veja a programação completa, empresas apoiadoras e se inscreva aqui: https://www.sympla.com.br/nutriversidade__379547
Ao se inscreverem vocês estão concorrendo a um voucher de R$150,00 no Feirão dos Calçados. Teremos palestras com nutricionista, psicóloga, engenheiro de alimentos e muito mais. Diversas empresas estarão presentes nos apoiando, dentre elas o Sesc com demonstração durante todo o evento de receitas deliciosas, academia Curves e academia Just Gym vão sortear 1 mês de academia cada, Fábrica de suplementos vai dar diversas coqueteleiras e pastas de amendoim para degustação, Emporio Doll, Café La Bohème, Natú, Víveres (biscoitos veganos sem glúten), dentre diversas outras empresas.
O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que doaremos para o Projeto Resgate, que faz refeições para moradores de rua. O evento é aberto para toda comunidade e entregaremos certificado de horas de pesquisa e extensão aos acadêmicos. Esperamos por vocês. ❤
Comentarios