top of page
Buscar

Alimentação X Bem-estar

  • Foto do escritor: Nutriversidade
    Nutriversidade
  • 15 de out. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de nov. de 2018



Segundo a OSM (Organização Mundial da Saúde), o bem-estar físico e mental fazem parte da concepção de saúde, não somente a ausência de doenças como nós costumamos pensar. Muitas são as formas de garantir nosso bem-estar, e a alimentação está entre nossas principais aliadas nessa batalha diária. Alguns alimentos são de difícil digestão e podem não acrescentar muito em questões de nutrientes, causando um déficit em nosso organismo e resultando em fraqueza ou cansaço. Por outro lado, alguns alimentos podem nos auxiliar nas funções do organismo, aumentando nossa disposição e produtividade, além de ajudar no combate ao stress. Vamos elencar aqui alguns alimentos que vão ajudar a melhorar e outros que podem prejudicar seu bem-estar.

Começamos pelas sementes, elas são extremamente nutritivas, fontes de gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais:

  • A chia por exemplo possui compostos antioxidantes que combatem os radicais livres (moléculas que causam o envelhecimento e morte celular) prejudiciais para o corpo, também ajudam a combater os sintomas da menopausa devido a concentração de ácido linolênico, além de dar saciedade.

  • A semente de gergelim é uma boa fonte de cálcio e fósforo, contém sesamina e sesamolina, que são compostos que ajudam na regulação do colesterol, da pressão sanguínea, e também são antioxidantes.

  • Já a semente de Girassol tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Alguns alimentos também fornecem substâncias e nutrientes essenciais para a produção de neurotransmissores relacionado ao bem estar:

  • Nos alimentos de origem animal, como carnes magras, peixes, ovos, leite e derivados, obtemos o aminoácido triptofano que participa da produção da serotonina, que por sua vez, se relaciona com a regulação do humor e a sensação de bem estar.

  • Na lentilha e no grão de bico encontramos a tirosina, que participa da síntese de noradrenalina e dopamina, estas fornecem energia e disposição.

  • Já nos alimentos como salmão, sardinha, atum, linhaça temos o famoso ômega-3, que favorece a comunicação entre os impulsos nervosos e a sensação de bem estar.

  • As frutas cítricas como laranja, mexerica, limão, kiwi e morango, são ricas em vitamina C, substância antioxidante que combate os radicais livres do cérebro oriundos do processo de oxidação causado pela oxigenação necessária.

  • Gérmen de trigo, amêndoa, castanha do Pará, peixes, carne vermelha magra e cereais integrais são alguns alimentos ricos em minerais e vitaminas do complexo B que estão envolvidos na transmissão de impulsos nervosos, produção de energia e serotonina. Sendo que a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, como carne e ovo.

Já no grupo de alimentos que devem ter seu consumo reduzido para evitar o mal-estar estão:

  • Farinha branca: são ricos em carboidratos simples e glúten, que em pessoas mais sensíveis, causa desconfortos gástricos e intestinais.

  • Carne vermelha: Sua digestão é lenta e demorada, e o organismo precisa dispor de mais energia para fazer isso.

  • Fritura: também possuem compostos que deixam a digestão mais lenta, e ainda podem causar desconfortos gástricos que provocam mais indisposição.

  • Doces e carboidratos simples: Embora o açúcar forneça energia, ele faz com que a taxa de glicose no sangue se eleve rápido demais. O resultado é que seu efeito passa rápido também, e como o organismo precisou liberar muita insulina, vem o cansaço.

Agora você tem um pouco mais de informação para facilitar na hora da escolha pelos alimentos que farão parte da sua dieta. Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a relação entre a alimentação e o bem-estar. Fique ligado que ainda vamos trazer muito mais conteúdos para ajudá-lo a melhorar seus hábitos e sua qualidade de vida! =)


Fontes:




Paula Vieira Santini. Graduanda da 8ª fase de administração. Funcionária pública.


















Nos dias 12 e 13 de novembro teremos o evento Nutriversidade, que será no auditório da reitoria da UFSC. Veja a programação completa, empresas apoiadoras e se inscreva aqui: https://www.sympla.com.br/nutriversidade__379547

Ao se inscreverem vocês estão concorrendo a um voucher de R$150,00 no Feirão dos Calçados. Teremos palestras com nutricionista, psicóloga, engenheiro de alimentos e muito mais. Diversas empresas estarão presentes nos apoiando, dentre elas o Sesc com demonstração durante todo o evento de receitas deliciosas, academia Curves e academia Just Gym vão sortear 1 mês de academia cada, Fábrica de suplementos vai dar diversas coqueteleiras e pastas de amendoim para degustação, Emporio Doll, Café La Bohème, Natú, Víveres (biscoitos veganos sem glúten), dentre diversas outras empresas.

O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que doaremos para o Projeto Resgate, que faz refeições para moradores de rua. O evento é aberto para toda comunidade e entregaremos certificado de horas de pesquisa e extensão aos acadêmicos. Esperamos por vocês. ❤

 
 
 

コメント


bottom of page