Alimentação X Bem-estar
- Nutriversidade
- 15 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2018

Segundo a OSM (Organização Mundial da Saúde), o bem-estar físico e mental fazem parte da concepção de saúde, não somente a ausência de doenças como nós costumamos pensar. Muitas são as formas de garantir nosso bem-estar, e a alimentação está entre nossas principais aliadas nessa batalha diária. Alguns alimentos são de difícil digestão e podem não acrescentar muito em questões de nutrientes, causando um déficit em nosso organismo e resultando em fraqueza ou cansaço. Por outro lado, alguns alimentos podem nos auxiliar nas funções do organismo, aumentando nossa disposição e produtividade, além de ajudar no combate ao stress. Vamos elencar aqui alguns alimentos que vão ajudar a melhorar e outros que podem prejudicar seu bem-estar.
Começamos pelas sementes, elas são extremamente nutritivas, fontes de gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais:
A chia por exemplo possui compostos antioxidantes que combatem os radicais livres (moléculas que causam o envelhecimento e morte celular) prejudiciais para o corpo, também ajudam a combater os sintomas da menopausa devido a concentração de ácido linolênico, além de dar saciedade.
A semente de gergelim é uma boa fonte de cálcio e fósforo, contém sesamina e sesamolina, que são compostos que ajudam na regulação do colesterol, da pressão sanguínea, e também são antioxidantes.
Já a semente de Girassol tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
Alguns alimentos também fornecem substâncias e nutrientes essenciais para a produção de neurotransmissores relacionado ao bem estar:
Nos alimentos de origem animal, como carnes magras, peixes, ovos, leite e derivados, obtemos o aminoácido triptofano que participa da produção da serotonina, que por sua vez, se relaciona com a regulação do humor e a sensação de bem estar.
Na lentilha e no grão de bico encontramos a tirosina, que participa da síntese de noradrenalina e dopamina, estas fornecem energia e disposição.
Já nos alimentos como salmão, sardinha, atum, linhaça temos o famoso ômega-3, que favorece a comunicação entre os impulsos nervosos e a sensação de bem estar.
As frutas cítricas como laranja, mexerica, limão, kiwi e morango, são ricas em vitamina C, substância antioxidante que combate os radicais livres do cérebro oriundos do processo de oxidação causado pela oxigenação necessária.
Gérmen de trigo, amêndoa, castanha do Pará, peixes, carne vermelha magra e cereais integrais são alguns alimentos ricos em minerais e vitaminas do complexo B que estão envolvidos na transmissão de impulsos nervosos, produção de energia e serotonina. Sendo que a vitamina B12 só é encontrada em alimentos de origem animal, como carne e ovo.
Já no grupo de alimentos que devem ter seu consumo reduzido para evitar o mal-estar estão:
Farinha branca: são ricos em carboidratos simples e glúten, que em pessoas mais sensíveis, causa desconfortos gástricos e intestinais.
Carne vermelha: Sua digestão é lenta e demorada, e o organismo precisa dispor de mais energia para fazer isso.
Fritura: também possuem compostos que deixam a digestão mais lenta, e ainda podem causar desconfortos gástricos que provocam mais indisposição.
Doces e carboidratos simples: Embora o açúcar forneça energia, ele faz com que a taxa de glicose no sangue se eleve rápido demais. O resultado é que seu efeito passa rápido também, e como o organismo precisou liberar muita insulina, vem o cansaço.
Agora você tem um pouco mais de informação para facilitar na hora da escolha pelos alimentos que farão parte da sua dieta. Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a relação entre a alimentação e o bem-estar. Fique ligado que ainda vamos trazer muito mais conteúdos para ajudá-lo a melhorar seus hábitos e sua qualidade de vida! =)
Fontes:

Paula Vieira Santini. Graduanda da 8ª fase de administração. Funcionária pública.
Nos dias 12 e 13 de novembro teremos o evento Nutriversidade, que será no auditório da reitoria da UFSC. Veja a programação completa, empresas apoiadoras e se inscreva aqui: https://www.sympla.com.br/nutriversidade__379547
Ao se inscreverem vocês estão concorrendo a um voucher de R$150,00 no Feirão dos Calçados. Teremos palestras com nutricionista, psicóloga, engenheiro de alimentos e muito mais. Diversas empresas estarão presentes nos apoiando, dentre elas o Sesc com demonstração durante todo o evento de receitas deliciosas, academia Curves e academia Just Gym vão sortear 1 mês de academia cada, Fábrica de suplementos vai dar diversas coqueteleiras e pastas de amendoim para degustação, Emporio Doll, Café La Bohème, Natú, Víveres (biscoitos veganos sem glúten), dentre diversas outras empresas.
O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que doaremos para o Projeto Resgate, que faz refeições para moradores de rua. O evento é aberto para toda comunidade e entregaremos certificado de horas de pesquisa e extensão aos acadêmicos. Esperamos por vocês. ❤
コメント