top of page
Buscar

6 Dicas de Como melhorar seus Hábitos Alimentares

  • Foto do escritor: Nutriversidade
    Nutriversidade
  • 26 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2018




Estamos constantemente em busca de qualidade de vida, quando pensamos neste assunto logo vem a nossa cabeça: lazer, férias, realização pessoal e profissional entre muitas outras opções para se ter uma vida boa e agradável. Porém, acima de tudo está a saúde, que é essencial para atingirmos tudo aquilo que desejamos.

O que muitos de nós não percebemos é que a alimentação está diretamente ligada a nossa qualidade de vida, através dela pode-se melhorar (ou piorar) a qualidade do sono, a produtividade, a disposição e até nosso humor, além de diminuir o risco de algumas doenças.

O problema é que quando falamos em cuidar da alimentação a maioria das pessoas já associam a dietas radicais, que são difíceis de manter, ou logo já desistem da ideia por achar que é impossível levar uma alimentação saudável na correria do dia a dia. Neste post vamos dar algumas dicas para mostrar que é possível obter hábitos mais saudáveis de alimentação mudando coisas pequenas em nosso cotidiano.


Primeira dica, e quem sabe determinante: Vá com calma!

Pequenas mudanças graduais podem representar grandes mudanças a longo prazo. Mudanças radicais podem causar desconforto e aversão, geralmente acabam por não durar muito tempo e existe uma chance menor de se tornar algo habitual. Mude um pouco, se acostume, torne um hábito e então mude mais um pouco.


Segundo: Coma!

Não esqueça de comer. Pular refeições pode fazer com que você acabe optando por alimentos que não são ideais, além de dar brecha para consumir quantidades incompatíveis com a sua real necessidade.


Terceiro: Planeje!

Conhecer sua rotina pode ajudar muito nos seu hábitos alimentares. Isso ajuda você a preparar os lanchinhos para levar, marmitas, ou a procurar restaurantes com opções saudáveis dentro do seu roteiro e planejar seus horários de refeição.


Quarto: Reduza!

Como já falamos na primeira dica, faça mudanças graduais. Falar em excluir algum alimento da sua dieta pode assustar e não ser exatamente necessário. Ao invés disso, comece a pensar em reduzir a quantidade, reduza aos poucos o açúcar do cafezinho, o sal da comida, comece a evitar os refinados e alimentos industrializados. Isso já surtirá um efeito enorme na qualidade da sua alimentação.


Quinto: Não tenha pressa!

Tente esquecer o celular, computador, televisão, e outras distrações durante a refeição. Preste atenção no que está comendo, mastigue bem e coma sem pressa. Isso além de fazer toda a diferença no processo digestivo, faz com que você mude sua percepção sobre a alimentação.

Espere um pouco antes de comer mais, de comer uma sobremesa ou de tomar algo, lembre-se que a sensação de saciedade não se dá de imediato, por isso também, comer devagar é uma ótima estratégia.


Por último, porém não menos importante: Informe-se!

Conhecer a funcionalidade e a importância de cada alimento, sem dúvidas auxiliará você a fazer suas escolhas com mais assertividade. Assim, se você souber o que tem dentro daquele pacote de salgadinho industrializado, aparentemente inofensivo e muito atrativo, pode fazer você tirá-lo de seu cardápio. Leia os rótulos! A informação é fundamental para nosso cérebro aceitar algumas mudanças.


Repense e mude! Procure um profissional que possa lhe auxiliar, cuide de sua alimentação, do seu corpo e de sua mente. A vida é feita de escolhas e as escolhas de hoje irão refletir amanhã. Você tem dificuldades em mudar seus hábitos alimentares? Acompanhe nossos conteúdos, pois vamos escrever muito sobre isso e compartilha com a gente também, com certeza podemos ajudar :)




Paula Vieira Santini. Graduanda da 8ª fase de administração. Funcionária pública.

 
 
 

Comments


bottom of page