top of page
Buscar
  • Foto do escritorNutriversidade

Alimentos Funcionais

Atualizado: 6 de nov. de 2018

Devido às mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos anos sobre a população Brasileira, aos aspectos: demográficos (envelhecimento acelerado da população, baixa taxa de fecundidade), epidemiológicos (aumento das doenças crônicas não transmissíveis e queda nas doenças infectocontagiosas) e nutricionais (perda de identidade alimentar e urbanização), percebeu-se que a população passa por transformações em seus hábitos alimentares, e consequentemente, vem mudando o seu padrão alimentar. Junto a estas mudanças apresentam-se os Alimentos Funcionais, que possuem efeitos fisiológicos, benéficos à nossa saúde, tanto para prevenir quanto para tratar doenças, promovendo bem-estar, aumento da longevidade juntamente com a qualidade de vida, prevenção ao aparecimento de doenças e ofertando uma melhor condição de vida para todos.

Acredita-se que as pessoas desde muito cedo já utilizavam estes alimentos funcionais nas suas dietas, sem saber do que se tratava, porém, hoje observa-se que há uma mudança no comportamento das mesmas, onde existe a busca por informações, e esclarecimentos justamente pelo bem-estar e qualidade de vida que eles promovem. Mediante o contexto, classifica-se como alimento funcional: Todos os alimentos in natura que possuem em si substâncias que consigam atuar no nosso metabolismo, fornecendo benefícios a saúde. Os Alimentos Funcionais possuem compostos bioativos que podem atuar como moduladores dos processos metabólicos, chamados também de fitoquímicos. Estes, são encontrados em alimentos de origem vegetal, combatendo os radicais livres, processos oxidativos e agressores.

Exemplos de Fitoquímicos: - Ácidos alfa-linoléicos: estimulantes do sistema imunológico e responsáveis por ajudar no controle de infecção. Os alimentos que os contêm: nozes, amêndoas e os óleos de soja e linhaça. – Ômega 3: é um ácido graxo essencial, constituído basicamente pelo LNA (ácido alfa-linolênico) com função de baixar os níveis de LDL além de reduzir a pressão arterial. Pode ser encontrado no atum, salmão, arenque, sardinha, bacalhau e óleos de canola, oliva. – Ômega 6: É um ácido graxo essencial que não pode ser sintetizado pelo organismo e possui propriedades semelhantes e encontrado na linhaça, gergelim, aveia, cevada, milho e centeio. – Beta-glucanos: Proteção contra doenças cardiovasculares e são encontrados em aveia, cevada, linhaça e milho. – Carotenóides: São precursores da vitamina A, ajudam a manter saudável a função visual. Têm ação antioxidante e anticarcinogênica além de evitar infartos e derrames cerebrais, pois previnem a formação de coágulos sanguíneos. São encontrados em cenoura, manga, pitanga, abóbora, mamão, tomate, couve, agrião, espinafre e almeirão. – Licopeno: Possui ação antioxidante, e anticarcinogênica. Auxilia no combate às doenças cardiovasculares porque age sobre a oxidação do LDL. Alimentos funcionais que o contêm: tomate maduro, pimentão vermelho, melancia, cenoura e mamão. – Luteina: Possui a função de preservar a função visual e ajudar a prevenir o câncer de cólon. Alimentos funcionais: cenoura, laranja, cereais, gema dos ovos, espinafre, agrião e brócolis. Dentre outros como: Fenóis e Polifenóis, Flavonóides, Probióticos e Prébióticos, Fibras vegetais ou dietéticas, Fitosteróis e Polissulfetos e Tocoferóis.

De acordo com o ganho de conhecimento que a população vem adquirindo sobre os Alimentos Funcionais, os mesmos estão tornando-se mais conhecidos, mais pesquisados, mais usados na dieta alimentar e para a saúde como um ganho de vida, prevenção e promoção de saúde nos dias atuais.

 

"MEU NOME É ANELISE DA ROSA. Acredito que Comer não é apenas Nutrição – e sim a relação entre, a memória afetiva, conforto, família, equilíbrio, bem estar emocional e físico, e acima de tudo SAÚDE. Conseguindo unir tudo isso conquistamos nosso objetivo."










- Graduanda em Nutrição pela Universidade Estácio de Sá de Santa Catarina

- Confeitaria Funcional pela Natural Chef Brasil

- Estagiária de Nutrição Clínica no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes

- Estagiária obrigatória em UBS de São José.


"A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz".

Estas páginas visam ajudar as pessoas a alimentar-se de uma maneira saudável e prática com Nutrição e Saúde:

INSTAGRAM: @DICASDOBEMNUTRI

TWITTER: @DICASDOBEMNUTRI



 

Nos dias 12 e 13 de novembro teremos o evento Nutriversidade, que será no auditório da reitoria da UFSC. Veja a programação completa, empresas apoiadoras e se inscreva aqui: https://www.sympla.com.br/nutriversidade__379547

Ao se inscreverem vocês estão concorrendo a um voucher de R$150,00 no Feirão dos Calçados. Teremos palestras com nutricionista, psicóloga, engenheiro de alimentos e muito mais. Diversas empresas estarão presentes nos apoiando, dentre elas o Sesc com demonstração durante todo o evento de receitas deliciosas, academia Curves e academia Just Gym vão sortear 1 mês de academia cada, Fábrica de suplementos vai dar diversas coqueteleiras e pastas de amendoim para degustação, Emporio Doll, Café La Bohème, Natú, Víveres (biscoitos veganos), dentre diversas outras empresas.

O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que doaremos para o Projeto Resgate, que faz refeições para moradores de rua. O evento é aberto para toda comunidade e entregaremos certificado de horas de pesquisa e extensão aos acadêmicos. Esperamos por vocês. ❤

45 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page